Pesquisar neste blogue

Tentativa de horta...

Um dos projectos é uma «Horta»!

Começámos por cercar o local onde queríamos que os cães não chegassem e escolhemos 4 árvores para plantar, resistentes e de folha não caduca, para evitar lixo, e que fosse a nosso gosto - oliveira, macieira, laranjeira e nashi, uma espécie que ainda não está muito vista (original do Japão e que tem a forma de uma maçã e a textura da pêra). É caro comprar este fruto nos supermercados e assim...
Depois desenhámos uma espécie de esquema daquilo que seria a nossa horta rústica e rudimentar - uma espécie de «laboratório» de experiências.

Começámos, então, por plantar as árvores...

Como trabalhamos e não temos muito tempo para a manutenção de um espaço destes, tivemos em linha de conta o que nos poderia ajudar nesta tarefa sem «envenenar a terra» e o mais ecológico possível: tela anti-ervas, casca de pinheiro e brita.

Antes de tudo, foi necessário retirar as ervas daninhas e nivelar e alisar o terreno.

Pensámos sobre a melhor maneira de gerir o espaço e optámos por canteiros, pois achámos que seria de mais fácil circulação, sem lamas de Inverno, e até de melhor defesa das plantas a cultivar, conforme fomos lendo em alguns livros de agricultura/horta biológica.


Aqui já é visível o trabalho por «camadas»: as árvores, com pedras aproveitadas do terreno a fazer de caleiras, os canteiros, serrados à medida porque o terreno não recto, a tela (que está agora no fundo, depois de nivelado e alisado o terreno), a casca de pinheiro e. por fim, a brita (chegaram de camionete e foram depositadas a carrinho de mão). 

As ervas daninhas retiradas foram depositadas no compostor, que se vê ao fundo, entre a horta e o canil.




E agora é só plantar e semear!!!