... com produtos de beleza/higiene caseiros!
É isso mesmo!!! Ando a criar uma espécie de lista de coisas das quais posso «abdicar» de consumir... do supermercado, claro!
Dando um exemplo: o do tónico facial. Comecei por deixar de comprar na perfumaria e a trazer do hiper, depois passei a comparar preços/qualidades/benefícios e, pouco depois, passei a trazer para casa água de rosas!!! Sim, água de rosas!!! E isso tem uma explicação lógica e racional...
Na minha gestão das prioridades, das leituras e da pesquisa do desperdício e futilidade, descobri que o que fica menos tempo aplicado (tanto na pele, como no cabelo) não tem necessariamente de ser dispendioso, pois o benefício retirado do produto é quase nulo.
O tónico serve um efeito adstringente na pele, ou seja, atenuar o desmaquilhante (este é outro que «mora» pouquíssimo tempo na pele) e fechar os poros.
Estando o orçamento a «apertar» prefiro «gastar» o valor deste(s) na qualidade do hidratante específico, pois é esse que vai verdadeiramente ficar sobre a pele!
Voltando à água de rosas, e indo mais além, mesmo!, vou passar a fazê-la eu mesma! ;)
Ando, como já tinha dito noutros posts, a coleccionar os doseadores vazios e um deles vai ser sem dúvida para esta experiência:
- 4 porções de pétalas de rosas;
- água (filtrada, de preferência, ou repousada no mínimo 5 dias) bastante quente;
- Frasco de vidro com tampa de rosca.
Depois de macerar num lugar seco e escuro, filtrar e deitar no recipiente que se quer usar.
Outra dica genial é do desmaquilhante de olhos bi-fásico, ou seja, para maquilhagem à prova de água. Façam a experiência, que não só é maravilhosa, como resulta na perfeição e é muitíssimo económica:
- 5 porções de água filtrada;
- 1 porção de azeite;
- 1 garrafinha pequena.
A água e o azeite não se misturam, portanto, tal como na utilização do bi-fásico convencional, têm de agitar antes de usar!
Mais dicas do género por aí? ;)
Olá,
ResponderEliminarAo usar estes produtos caseiros significa que estamos a usar os produtos produzidos, a grande maioria, em Portugal e contribuímos assim para diminuir as importações, para além de pouparmos na nossa carteira consideravelmente.
Se todos fizermos um pouco, certamente melhoraremos as nossas condições e as do país.
Meu abraço,
Clementina