Pesquisar neste blogue

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Combate à austeridade #16


... com produtos de beleza/higiene caseiros!

É isso mesmo!!! Ando a criar uma espécie de lista de coisas das quais posso «abdicar» de consumir... do supermercado, claro!
Dando um exemplo: o do tónico facial. Comecei por deixar de comprar na perfumaria e a trazer do hiper, depois passei a comparar preços/qualidades/benefícios e, pouco depois, passei a trazer para casa água de rosas!!! Sim, água de rosas!!! E isso tem uma explicação lógica e racional...

Na minha gestão das prioridades, das leituras e da pesquisa do desperdício e futilidade, descobri que o que fica menos tempo aplicado (tanto na pele, como no cabelo) não tem necessariamente de ser dispendioso, pois o benefício retirado do produto é quase nulo.

O tónico serve um efeito adstringente na pele, ou seja, atenuar o desmaquilhante (este é outro que «mora» pouquíssimo tempo na pele) e fechar os poros.

Estando o orçamento a «apertar» prefiro «gastar» o valor deste(s) na qualidade do hidratante específico, pois é esse que vai verdadeiramente ficar sobre a pele!

Voltando à água de rosas, e indo mais além, mesmo!, vou passar a fazê-la eu mesma! ;)

Ando, como já tinha dito noutros posts, a coleccionar os doseadores vazios e um deles vai ser sem dúvida para esta experiência:

  • 4 porções de pétalas de rosas;
  • água (filtrada, de preferência, ou repousada no mínimo 5 dias) bastante quente;
  • Frasco de vidro com tampa de rosca.


Depois de macerar num lugar seco e escuro, filtrar e deitar no recipiente que se quer usar.

Outra dica genial é do desmaquilhante de olhos bi-fásico, ou seja, para maquilhagem à prova de água. Façam a experiência, que não só é maravilhosa, como resulta na perfeição e é muitíssimo económica:

  • 5 porções de água filtrada;
  • 1 porção de azeite;
  • 1 garrafinha pequena.


A água e o azeite não se misturam, portanto, tal como na utilização do bi-fásico convencional, têm de agitar antes de usar!

Mais dicas do género por aí? ;)

1 comentário:

  1. Olá,
    Ao usar estes produtos caseiros significa que estamos a usar os produtos produzidos, a grande maioria, em Portugal e contribuímos assim para diminuir as importações, para além de pouparmos na nossa carteira consideravelmente.
    Se todos fizermos um pouco, certamente melhoraremos as nossas condições e as do país.
    Meu abraço,
    Clementina

    ResponderEliminar