Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Retalhar azeitonas

Depois de muito procurar e ler sobre o assunto, resolvi criar a minha própria forma de retalhar as azeitonas (que ainda são poucas porque a oliveira é bem pequenina).

Golpeadas as azeitonas com cerca de 3 golpes, vou agora, e durante 15 a 30 dias e diariamente, demolhar as azeitonas em água não tratada quimicamente, ou seja, fui a uma bica pública onde está inscrito «água imprópria para consumo» e trouxe água sem cloro (é isso que a inscrição quer dizer). Também poderia ter sido de um poço ou algo do género. A este processo há quem chame de adoçar as azeitonas.

Desde sempre vi as pessoas mais velhas a usarem talhas de barro para o efeito, mas cheguei a ler algures que isso não era assim tão vantajoso... Resolvi arriscar! Nunca tinha usado este tachinho de barro e era mesmo à medida!!

Vou começar desde já a recolher e secar as ervas aromáticas para o tempero (visto o tempo de demolha ser relativo)...


As azeitonas ficam totalmente cobertas de água.


E fechadas da luz e do ar.


Depois deste processo, falta temperar (assunto a que voltarei mais tarde).

2 comentários:

  1. O letreiro "agua imprópria" significa que pode estar contaminada com microrganismos ou poluentes e não apenas que não tem cloro ou não é analisada!

    É melhor usar água engarrafada ou de uma fonte de confiança.

    ResponderEliminar
  2. Caro Sérgio, obrigada desde já pelo comentário, mas claro que conheço esta bica pública desde que nasci e sei o porquê da «mensagem» que nela está impressa.

    ResponderEliminar