Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Combate à Austeridade #5

Coisas que posso deixar de comprar...
... começando já a «apanhar» e armazenar!

Houve este cuidado da minha parte este ano em relação às pinhas. Senti-me completamente estúpida no Inverno passado a dar 2,5 euros por um singelo saquinho de pinhas para a lareira...

Então pensei numa listinha, ainda em desenvolvimento, claro, de coisas onde não pretendo gastar dinheiro ou diminuir os gastos:

- Pinhas (aproveitar os passeios low-cost, claro, daqueles que incluem piquenique caseiro e tudo, e levar sempre saquinhos para apanhar as pinhas, caso as encontre. Também aconteceu nas idas à praia ;)
- Louro (há loureiros por todo o Portugal! Os meus foram atacados por formigas nas raízes e tive de arranjar uma alternativa.)
- Amoras (apanhei 2,5 quilos de amoras!!!! fiz compota, congelei e ainda comi algumas assim simples)
- Marmelos (não sou apreciadora de marmelada, mas gosto da geleia e gostava de ver se inovava nas possibilidades de aproveitamento)

Alguém tem ideias para acrescentar à minha lista?

6 comentários:

  1. Desde que tenho quintal deixei de comprar vários produtos, eis o que faço:
    Tomates: congelo já limpos e sem pele, partidos em bocadinhos. São óptimos para temperar os cozinhados e para a sopa.
    Abóbora: também congelo para a sopa.
    Pimentos: partidos de diversas formas e congelo, mas tb dá para deixar em conversa.
    Cenouras: este ano semeie uma carteirinha de cenouras e é incrível a quantidade de cenouras que tem dado. Da mesma forma, lavo, descasco e partidas aos bocadinhos vão para o congelador.
    Também comprei uma maquina de fazer pão e com 1 kg de farinha (a 1,67kg marca continente) tenho pão para duas semanas. (faço meio kg por semana)
    Como vivo na aldeia também dou algumas coisas da minha horta a amigas que me dão pro sua vez produtos que eu não tenho ;) limão, laranjas...
    Espero ter contribuído ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Goreti!!!
      Que boas ideias as tuas!!!
      (algumas, como as dos tomates e cenouras, pois também mantenho uma pequenina hortinha - que podes ver por aqui pelo blog).
      Sobre o pão, que também faço pois também tenho máquina, também tenho umas dicas para poupar nos custos do pão - é só ir ficando a acompanhar o blog, o que desde já agradeço MUITO!!! ADORO o feedback!!!
      Beijo.

      Eliminar
  2. Gosto de ver os teus posts, porque me identifico com a tua maneira de ser. Já apanhei as pinhas para o inverno, tenho um loureiro no quintal, apanhei as amora , congelei e fiz doce, só ainda não vi marmelos.
    Bom fim de semana
    Bjkas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Tila!!!
      Que bom!!!
      É uma sensação de conforto ENORME senti-la por aí e principalmente tão próxima, assim tão parecida...
      Vejo que posso ter muito a aprender consigo e isso é MUITO BOM!!!
      Beijo grande com uma abraço gigante!!!

      Eliminar
  3. Gostei das tuas ideias. Tenho um saco enorme de pinhas apanhadas no campo, uso-as para a lareira e para decoração. Tenho um loureiro pequeno, de tempos a tempos apanho as folhas e seco-as. Também tenho amoras, ervas aromáticas, tomates, etc... mesmo numa varanda se faz uma pequena hortinha e sempre são coisas que se deixam de comprar.
    Ainda há terreno para explorar, consegue-se sempre poupar, parece-me é que (generalizando) temos de reeducar alguns hábitos e ainda há quem se queixe mas não esteja para isso.

    Venham de lá mais boas ideias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula, que giro saber que há quem pense e faça como eu ;)
      Quando tiveres mais ideias, bota cá para fora!
      Beijo grande de obrigada pelo carinho e pelas visitas!
      Xuac!

      Eliminar